sábado, 16 de maio de 2009

Preconceito nas Escolas...

Fuçando algumas páginas da internet e procurando assuntos que me interessavam, fui buscar um tema que pouco ouvi até hoje, mas que faz parte da nossa terrível realidade.
Busquei algumas informações dentro de uma reportagem feita pela Revista Época, há pouco tempo. A matéria completa vocês encontram no link abaixo:
http://www.acapa.com.br/site/noticia.asp?todos=1&codigo=7956


Revista Época:
'Preconceito contra homossexuais em escolas brasileiras' (24/04/09)


""Hoje em dia, adolescentes sofrem com a homofobia, causada tanto pelos colegas de sala, como por professores e diretores.
Duas pesquisas mostram que 40% dos meninos não querem ter um colega homossexual sentado na carteira ao lado; outra mostrou que 60% dos professores consideram "inadmissível" que uma pessoa mantenha relações com pessoas do mesmo sexo.

"Há um muro de preconceitos que impede as pessoas de aceitar os homossexuais: eles são promíscuos, não têm família, morrem de aids. Quando se veem diante de um aluno gay, os professores e diretores simplesmente não sabem como agir", diz o educador Beto de Jesus, da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, que é um dos lideres de um projeto financiado pelo Ministério da Educação para formar professores e ajudar as escolas a lidar com a diversidade sexual de seus alunos.

O grupo vai produzir um kit didático para 6 mil escolas. Nele, haverá orientação para diretores e professores e material para os alunos. Como parte do mesmo projeto, estão sendo realizados encontros regionais com secretarias da Educação, ONGs e universidades.

Para evitar que transexuais parem de estudar, algumas secretarias de Educação estão criando uma portaria para orientar as escolas. A primeira, criada ano passado no Pará, permite que alunos transexuais escolham seu nome e sexo para o registro de sua matrícula. Em um mês, a secretaria já conta com 111 transexuais e travestis matriculados.


Crime Civil
Considerada crime civil, a homofobia praticada tem como punição o pagamento de multa.
Se houvesse a condenação, o governo é que seria responsável por pagar a multa, pois o professor estava em horário de trabalho.

A reportagem da Época apurou que uma ONG, da mesma cidade, faz oficinas para ajudar os professores a lidarem com a diversidade sexual. O Centro de Apoio e Solidariedade à Vida leva textos e vídeo sobre o que já foi discutido na área. "O professor fica assistindo para ver que não é um bicho de sete cabeças", disse Anselmo Figueiredo, diretor da ONG e coordenador do projeto.
""




É engraçado como a Educação "diz" estar crescendo cada vez mais e, de repente nos deparamos com um assunto desse tipo: "Preconceito nas escolas".
A Homofobia não é encontrada somente dentro das salas de aula, gente. Muitas vezes o aluno preconceituoso não age dessa forma porque acha engraçado dar risada de uma pessoa "diferente" pra ele, mas sim porque a sua educação foi feita dessa forma, ou seja, em casa pelos pais (tios, avós etc).
Como identificar filhos de pais preconceituosos?
Como saber de onde vem a influência?
É! Difícil mesmo...

A concientização tem que ser feita JÁ! Homofobia MATA!



Beijos!
Gá Agulhinha...

10 comentários:

  1. Yeap, isso é muito legal.
    Aqui no Paraná estao reunindo alguns professores de todas as escolas, em semanas de diversidade.
    É um trabalho muito legal, com palestras, vídeos, explicações, conversas.
    Maravilhoso.

    Ei eu gostaria de te linkar ^^

    ResponderExcluir
  2. Você realmente tem uma "habilidade" impressionante pra essas coisas! O blog está muito bom! Além de lindo! TE AMO AMOR! S2 =*=

    ResponderExcluir
  3. ê, oi obrigada pela sua visita, encontrei seu blog me encantei e estou me tornando acompanhante, obrigada pela visita sinta-se sempre avontade pra retornar quando quiser.

    ResponderExcluir
  4. Ai que lindo...
    gostei do clima...bem leve e informado...

    esse assunto, infelizmente, ainda é um tabu...

    mas o que interessa é fazermos a nossa parte como já fazes aqui...

    tudo se ajeita...

    (..)

    ResponderExcluir
  5. Lindona, eu terminei sim, e posso dizer que AMEI o livro. De verdade.

    Mas não sei nada sobre a peça não =/

    se tu souber de algo me avisa.

    Ahh e o findi?

    foi bom?

    Um beijooo

    ResponderExcluir
  6. Oi! Adorei o blog! Meu próximo post deve ser sobre homossexuais e escola também, já está até escrito. Tive a idéia pq eu li uma reportagem na revista Nova Escola sobre o assunto e como pretendo ser professora é algo que preciso refletir bastante.
    Vou linkar vc, ok?

    ResponderExcluir
  7. Certo, eu já sofri vários preconceitos e já ouvi dizer que quem se relaciona com pessoas do mesmo sexo estão com o demo no corpo ¬¬




    DIGA SIM A LIBERDADE HOMOSSEXUAL E NÃO A HOMOFOBIA o/

    ResponderExcluir

Agulhas no Palheiro